segunda-feira, 14 de junho de 2010

A depressão

Olá amados em Cristo, que a paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja no coração de cada um.

O tema deste post é uma doença que tem afetado diversas pessoas que situações diferentes.

Neste post iremos tratar sobre algumas das milhares de causas que levam uma pessoa à depressão, como tratar e como tentar evitar a depressão, e alguns sintomas.

O que é depressão?

Necessariamente dizer "depressão é isso, e aquilo", não existe uma definição acertada sobre o que é a depressão. Uma explicação mais próxima possível sobre essa pergunta seria, um estado de fragilidade emocional e psicológica, uma pessoa quando está em depressão se sente triste, angústiada, com medo de tudo e de todos, sem vontade de sair, se sente a pessoa mais inferior, a mais desgraçada a mais infeliz a mais nojenta.

Uma outra explicação que o Pastor Silas Malafaia expôs em uma das suas pregações "Vencendo a depressão" é essa:

Quando você está andando numa pista, você vê uma placa "Depressão a 500 metros" significa que a estrada vai ter uma caída, vai ter uma descida, a depressão é quase isso você sai do seu estado de equilíbrio emocional para um estado inferior.

Quais as causas da depressão?

Existe em todo o mundo diversos fatores que leva uma pessoa ao estado de infelicidade emocional(Depressão). Entre elas estão:

Término de relacionamento;
Injustiça;
Perca de pessoas, coisas ou objetos;
A mulher no período da menopausa;
Problemas no ciclo menstrual;
Complexo de inferioridade;

Entre outras muitas causas que faz a pessoa entrar pelo túnel da depressão.
Segundo a psicologia, existem dois níveis de depressão:

Aguda, ou seja intensa e forte.
e existe a depressão Psicótica, um sofrimento intenso, violento e pode levar a pessoa a perca do controle da realidade e a pessoa pode ser levada até a morte, ela pode causar a sua própria morte ou seja, suicídio .

Término de relacionamento: A pessoa está com alguém, depois de um tempo esse alguém termina com essa pessoa, e essa pessoa ama muito esse alguém. Essa situação pode levar à depressão.

Injustiça: A pessoa pagar por algo que não fez.

Percas: Falecimento de parentes, perda de objetos pessoais entre outras percas.

A mulher no período da menopausa: um mal funcionamento das glândulas, um problema no organismo.

Complexo de inferioridade: A pessoa se sente a mais miserável, a pessoa não investi em si mesma, a pessoa se vê como sem valor, um "nada"


Como não deixar a depressão me pegar?
Existem alguns fatores que você pode utilizar para não sofrer desse mal angustiante

Um exemplo: Se alguém disse ou fez algo que você não gostou, vá até a pessoa e fala "olha eu não gostei disso que você me falou" ou "eu não gostei disso que você fez." O pior erro e pior problema do ser humano, e não concorda acerca de alguma coisa e ficar quieto, guardar dentro de si, isto é muito perigoso, quanto mais situações contrarias você passa e não fala pra ninguém, isso vai acumulando dentro de você, e se você for uma pessoa tímida, isso pode ajudar você a entrar na depressão.

Existe uma diferença entre, "falar o que não gostou" e "brigar pelo que não gostou". Você chegar até a pessoa e dizer numa boa, não haverá problemas, agora se você vai na intenção de brigar, de xingar, nesse caso será pior.

Em local público, evite ficar quieto ou sem falar com ninguém. O ser humano é um ser social, você precisa conversar, se envolver se socializar com o ambiente e com as pessoas, se você fica encostado no canto e não fala com ninguém, isso pode também contribuir para você entrar em depressão.

E na sua casa ou em algum lugar onde só tenha você, EVITE ficar parado, pois como diz aquele ditado "Mente vazia, é oficina do diabo" se você fica sem fazer nada e olhando pro alto, Satanás tem poder para colocar coisas na sua mente(obs: ele não pode ler, mas pode por).

Eu estou em depressão como vencer?

Como você pode sair dessa situação angustiante, onde você só pensa em se matar por que não vê saída?

Neste caso, ou Jesus ti cura por que Ele tem poder para curar qualquer enfermidade, ou você procura um psicólogo ou ainda dependendo da gravidade até um psiquiatra.
Um detalhe, caso você vá até médico, e ele ti receitar um medicamento e um tratamento, SIGA pois Deus também deixou a medicina(Lucas escrito de um dos evangelhos, era médico)

O psicólogo ou psiquiatra, é um ser inteligente e treinado pra isso. Quando você fala você estravaza, e na multidão das palavras vai acontecer o que a psicologia chama de "ato falho" quando você estiver contando vai sair algo que o especialista que está na sua frente vai pegar como gancho para dar o diagnóstico. Por isso é importante o diálogo o desabafo a conversa. SE você tem alguém pela qual confia, converse pois a pior coisa que o ser humano pode fazer, é não ter amigos e conseqüentemente não tem ninguém para desabafar.

Só um detalhe, o médico é ser humano ou seja, pode errar.

Agora existe um que nunca erra, Deus, para Ele você pode contar tudo e da forma que quiser, Ele vai ti ouvir e dará a fórmula exato para você sair deste estado péssimo.

E quando você fala com Deus, você fala TUDO que está no seu coração... e da forma que você fala.

"olha Deus eu to perturbado com isso com aquilo, eu não aguento mais isso..."

Fala tudo mesmo, abre a boca e solta tudo que está guardado no seu coração, e DEUS que conhece o mais profundo do seu ser, vai ti dar a receita certa, e você sairá dessa situação.

A depressão, é do diabo?

Muitas pessoas se perguntam, "A depressão é do diabo?" a resposta é NÃO.

Nem tudo é o diabo, a maioria das coisas mas nem tudo.
Quando o diabo vê que você esta prestes a entrar na depressão, ele percebe e chega pra jogar pesado e manda você de vez pra essa doença.

Mas posso vencê-lo estando quase em depressão?
LÓGICO, faça como Jesus fez no deserto, o diabo jogava em cima de Jesus, e Jesus retrucava, ele jogava e Jesus retrucava, até que Jesus disse "Vai-te Satanás, só o Senhor teu Deus adorarás e só à Ele servirás"(Mateus 4:10)

Não deixa o diabo ter a última palavra na sua vida, Jesus disse: "Sujeitai-vos pois a Deus e Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós"(Tiago 4:7) Não desista, ele esta ti atormentando? insiste clame ao Senhor, o Senhor é o seu refúgio a sua fortaleza, nada pode abater um servo de Deus, ainda que ele cai por 7 vezes, pois 7 vezes Deus o levantará.

Pois o maior remédio para vencer e destruir a depressão é a palavra de Deus.

Última pergunta:

Pode um servo de Deus entrar em pressão, pode quem aceitou a Cristo entrar em pressão?

Sim, pode sim, por que? Por que você não deixou de ser ser humano, você mesmo estar vivendo em Cristo, você está sujeito as coisas desta vida, como Deus disse em Mateus 5:45: "Porque fez com que o seu sol se levante sobre maus e bons, e chuva desça sobre Justos e Injustos."

Mas você tem a força de Deus pra combater os problemas, então use com toda a autoridade que lhe foi dada em Cristo Jesus.

E que Deus ti abençoe!!

Espero ter ajudado com este post.

MSN PARA CONTATO: avidacomcristo@hotmail.com

9 comentários:

  1. Gostei muito,mas está muito complicado para eu conseguir sair desta situção.Meu coração dói 24 Horas.Vem uma tristeza tão grande,que da vontade de me matar para ver se passa,porque deitada ou em pé ou acompanhada ou sozinha,essa tristeza continua aqui.Me faz tão mal isso,e todo mundo acha que não tenho motivos para isso.Mas na verdade não tenho mesmo,Graças a Deus tenho um eprego abençado,um namorado que faz tudo por mim...uma familia linda.Só que tem uma tristeza no meu peito que não sai por nada...E dói tanto...é pior que uma dor fisica...É COMPLETAMENTE HORRIVEL ESSA DOR.....ja orei...mas essa semana estou desesperada e ja pensei até em me matar!Orem Por mim

    ResponderExcluir
  2. Moça de Deus(Anônimo 2)

    Eu não sei o seu nome, por isso vou ti chamar de Varoa ok? Varoa na bíblia é Mulher de Deus...

    Seguinte varoa, me chamo Fernando e pela instrução do espírito santo eu escrevo os posts deste blog...

    E eu já passei por depressão e posso lhe afirmar com toda certeza, tem saída sim e a saída é Jesus.

    Você disse neste comentário que está díficil por que você nao consegue achar deixar essa tristeza.

    Vou ti contar algo que aconteceu comigo quando eu estava em depressão.

    Eu vivia só em casa, não queria saber de mais nada, não queria trabalhar, e queria ficar só deitado, tinha desanimo pra tudo.

    Quando eu saia, eu começava a chorar no meio do caminho. Eu começava a andar e vinha um aperto no peito uma dor horrível angustiante perturbadora, eu olhada pra direita não via ninguém mesmo tendo gente na rua, olhava pra esquerda não via ninguém, mesmo tendo pessoas dando risada divertindo. Eu começava a chorar e não era um choro qualquer era um choro de desespero por não achar o motivo para acabar com a tristeza. Para não ficar chorando no meio da rua, eu segurava no máximo até chegar no lugar de destino. Isso quando o lugar de destino não éra um supermercado ou uma padaria.

    A minha salvação a minha solução foi que, eu estava numa situação de calamidade meus pais estão muito tristes por que me viam daquela forma e não sabiam o que fazer.

    Foi então que em uma segunda feira, em Julho de 2008 eu estava voltando de um trabalho que eu havia conseguido, era umas 19hrs eu passei em frente à Igreja do Evangelho Quadrangular, e estava havendo um culto especial, com muito louvor e ministração da palavra com um pastor de fora. Aquele louvor juntamente com a mensagem do pastor tocou profundamente no meu coração, e eu entrei na igreja me assentei no último banco por vergonha. Mas eu entrei não por que eu imaginava que iria ser curado não, eu entrei por que aquele louvor estava deixando meu coração alegre. Foi então que o pastor revelou que Deus havia escolhido aquele dia para me libertar. O pastor orou, Deus me curou e hoje eu dou testemunho sobre esse momento tão tétrico da minha vida. Sofri por 2 INTENSOS meses. Pensei e me matar 4x mas as 4x vezes eu não consegui por que algo me segurava, eu cheguei a encostar a lamina da faca no meu pulso e não conseguir perfurar.

    Hoje sou liberto e vivo em Cristo. Tenho sofrimentos e tristezas lógico, se eu falar que não tenho eu estaria mentindo e sendo hipócrita. Mas quando sinto que algo quer me perturbar eu dobro os meus joelhos e faça o que diz em Filipenses 4:6 que diz assim: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças."

    Tudo que acontece na minha antes deu tomar a decisão eu coloco diante de Deus, seja uma decisao, um sentimento, uma petição, um agradecimento. E quando faço isso meu coraçaõ se alegra. Por que a verdade varoa é que, quando sentimos algum tormento em nossa vida, nós por natureza buscando coisas insatisfatórias para a nossa alma.
    Mas por mais difícil que seja voce ler ou ouvir de alguém "Deus ti cura" realmente Ele pode. E também entendo que, você tem buscado e tem tentado conseguir e até então não tem tido sucesso, mas eu quero pela autoridade da palavra de Deus profetizar sobre a sua vida, que o choro JÁ durou a noite, e a SUA alegria virá amanhã pela manhã.

    Deus é contigo, confia nEle de TODO O SEU CORAÇÃO e ELE TUDO fará ao seu favor, por que a verdade é uma só, Deus não fez o ser humano para viver sofrendo. Passar pela tristeza e viver triste são coisas completamente diferentes.

    Caso queira conversar melhor sobre isso, adicione-me no msn: contato@chuvadevitoria.com.br
    estou praticamente o dia inteiro conectado.

    DEus abençoe varoa

    ResponderExcluir
  3. Eu sou evangélica, e não entendo porque tenho depressão, sou casada, tenho dois filhos lindo, mais essa tristeza angustiante m faz tanto mal, q da vontade de sumir, sei q Jesus tem todo poder e que se Ele quiser pode me curar mais até então sinto -me a pior das pessoas, não tenho vontade de trabalhar, de ir pra faculdade, de ir mais a igreja parece que tudo perdeu o sentido tenho vergonha de me senti assim pois muitos não entendem nem eu mesma.

    ResponderExcluir
  4. Irmã, me adiciona no msn, Deus tem algo pra ti falar

    avidacomcristo@hotmail.com

    o quanto antes, pois eu já passei por isso sei que é perturbador

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho 30 anos e estou passando por uma depressão terrível. Tudo começou quando fui abandonada grávida pelo pai do meu filho há 4 anos atrás. Não entendi o que houve, ele dizia que eu era a mulher da vida dele, que o maior sonho dele era ter um filho homem. E Deus deu. No dia em que eu imaginei ser o mais feliz de minha vida, foi o pior. Quando falei à ele que estava grávida, ele se transformou, disse que não me queria mais e nem a criança, queria que eu abortasse, mas eu não o fiz. Nos afastamos, ele me atormentava tanto que perdi um de meus filhos já que eram gêmeos. Quando tive o sangramento após uma discussão com meu ex, eu tinha certeza do aborto, era mto sangue. Eu não aceitei aquela situação, invoquei ao Senhor que não irasse de mim meu filho, até então eu não sabia que era uma gravidez gemelar, e o Senhor permitiu que eu perdesse 1, mas o outro não. Logo após entrei em depressão. Foi horrível, passei minha gravidez deitada, isolada, não saia, não queria ver ninguém, passei a não querer mais o filho que ainda estava em meu ventre, eu chorei a gestação inteira, angústia, medo, tristeza, cansaço, desânimo, desejos de morte. A médica receitou antidepressivo, mss eu não aceitei que meu filho em meu ventre tomasse antidepressivo por minha causa, não tomei. O tempo passou mas a dor não, meu filho nasceu e veio a depressão pós parto, eu não queria a criança, a culpava por tudo, meu filho era um menino triste, não sorria, porém era um bebê lindo. Eu não conseguia amamentar, foi muito difícil pra mim e parei no terceiro mês. O pai não visitava a criança, rejeitou totalmente. Quando meu filho tinha 1 mês, eu havia dado uma carona pra uma amiga até a igraja dela e encontrei o pai dele que me insultou, disse que eu devia estar em casa cuidando do filho, que esse era o meu dever, que eu não podia sair mais de casa sem a criança, que eu fiz o filho, que cuidasse sozinha, não era pra deixar com minha mãe, eu não podia mais ter vida, disse que minha vida acabara quando engravidei. A dor era tão intensa, que eu não vi outra saída que não fosse a igreja. Passei por vávias até me batizar em uma. Melhorei, porém nunca consegui perdoá-lo, eu não via a justiça de Deus, sendo que eu até meu filho completar 3 anos nunca saí de perto dele, abri mão de tudo, não trabalhava, não estudava, não me divertia, nada, nada, então, fui para uma outra igreja, uma falsa igreja, e depois de sofrer decepções lá, deixei de frequentar qquer igreja e até de orar. A depressão foi voltando, eu lutando contra, remando contra a maré, tentei melhorar, voltei estudar, mas foi inevitável, me vi em psicóloga e psiquiatra, pois nem dormir eu conseguia mais. A psicoterapia faz bem pq vc desabafa, mas não cura, é um relaxamento momentâneo, os remédios não surtiram efeito, do contrário, os efeitos colaterais sçao tantos que acabaram por me deixar pior, remédio pra dormir, rivotril, eu rejeto, pois vicia. Percebi que meu problema é espiritual, aos olhos dos outros não tenho motivos, tenho uma casa confortável, meu carro, meu filho é uma bênção, minha mãe sempre ao meu lado, faço faculdade de Arquitetura e não consigo semtir prazer em nada, até minha beleza me incomoda, a inveja se levanta constantemente ao meu redor, estou isolada, não quero sair de casa pra nada, até pra ir pra faculdade é uma dificuldade, quase reprovei por faltas neste semestre, fiquei doente, com infeccção urinária e cólica renal que os médicos não curaram.Não sei mais o que é ter bom humor, achar graça das coisas, e eu sempre fui tão alegre, sempre ajudei tantas pessoas, sempre levei o nome de Jesus aos que o Senhor me tocava que eu levasse. Hj me sinto oca por dentro. Sei que tenho que voltar pra Jesus, pois nunca deixei de crer em se poder, mas não consigo, não tenho forças. A faculdade é meu futuro e de meu filho, é meu sonho, mas tenho vontade de abvandonar, pois tenho pensamentos de que não vou conseguir. Ore por mim.

    ResponderExcluir
  6. Olá moça que escreveu esse texto, me adiciona no msn, DEUS tem uma palavra pra voce:

    avidacomcristo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. adorei o tema de hojé...eu tive depressão tentei sair + naum tive foça tentei me liberta já orei,por favor orem por me eu estou precisando muuuuuuuuuuuuuuuuuuito...

    ResponderExcluir
  8. Estou sofrendo de uma ansiedade muito grande, estou esperando no senhor, e sei que no momento certo ele dará a minha libertação, eu creio, pois eu não quero tomar remédios quero ser curada pelo rei, ele vai controlar minhas emoções, me dar uma instrução,por favor.

    ResponderExcluir

Poste aqui seu testemunho...